Alimentação Saudável e sua Importância.

Olá meu povo lindo! ☺ Tudo bem com vocês? ❤

Hoje, começaremos o nosso papo arretado de bom, esclarecendo sobre um tema muito falado e super famoso na mídia, a Alimentação Saudável. 😱😱😱😱

Vocês sabem o que é Alimentação Saudável, porque ela é tão importante para nossa vida? Não?! Talvez?! Acho que sim?!

Pois bem, ouvimos tanto sobre ela e as vezes nem sabemos da sua essência, da sua importância e do bem-estar físico e mental que ela nos proporciona.

Para começar vamos relacionar a saúde ao alimento. O alimento é a condição única e essencial para a manutenção da vida. Sem uma alimentação em quantidade e variedade adequadas o organismo não se desenvolve corretamente e nem dispõe de resistências (reservas nutricionais) para lutar ativamente contra doenças, consequentemente, além de contribuir para a morte e o envelhecimento precoce, também é a causa de um viver muito deficiente, sem saúde.

Portanto, alimentação saudável é aquela refeição e/ou dieta equilibrada ou balanceada e pode ser resumida por três princípios: variedade, moderação e equilíbrio.

PRINCÍPIOS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

  • Variedade: é importante comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos; a qualidade dos alimentos tem que ser observada.
  • Moderação: não se deve comer nem mais nem menos do que o organismo precisa; é importante estar atento à quantidade certa de alimentos.
  • Equilíbrio: quantidade e qualidade são importantes; o ideal é consumir alimentos variados, respeitando as quantidades de porções recomendadas para cada grupo de alimentos. Ou seja, “comer de tudo um pouco”.

A PIRÂMIDE DOS ALIMENTOS

Nem sempre sabemos se estamos comendo com variedade, moderação e equilíbrio. Para tornar isso mais simples, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos criou a Pirâmide dos Alimentos, um instrumento educativo que pode ser facilmente usado pela população. A pirâmide mostra o que devemos comer no dia-a-dia. Não é uma prescrição rígida, mas um guia geral que nos permite escolher uma dieta saudável e conveniente, que garanta todos os nutrientes necessários para o nossa saúde e bem-estar.

A pirâmide original foi baseada nas necessidades energéticas e nutritivas de indivíduos adultos e apresenta a forma que está na imagem abaixo.

piramide

IMPORTÂNCIA DE UMA BOA ALIMENTAÇÃO

A boa alimentação deve fazer parte da nossa rotina porque pode auxiliar na manutenção da saúde, na prevenção e tratamento de doenças, no desempenho da atividade física esportiva, no controle do peso corporal, nos estados de alergias e intolerâncias alimentares e na redução de fatores de risco para doenças crônicas. Alimentação também é parte importante do tratamento de doenças como hipertensão, diabetes, dislipidemias, cardiopatias, doenças renais, anorexia, entre outras.

Ninguém duvida. Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. As pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. É isso mesmo. O equilíbrio na dieta é um dos motivos que permitiu ao homem ter vida mais longa neste século.

DICA DA OXENTENUTRI ❤

Procure fazer do momento da refeição um dos mais agradáveis do dia, converse sobre assuntos interessantes e leves que ofereçam bem-estar, busque ambientes tranquilos, coma devagar e mastigue bem os alimentos, o que irá auxiliar na digestão, permitir a comunicação do estômago com os centros saciadores da fome no cérebro e avisar no tempo adequado que você já ingeriu o suficiente para saciar a fome.

Segue algumas dicas de como escolher e preparar uma alimentação rica em nutrientes para uma vida saudável:

  • Se possível, escolha locais tranquilos e agradáveis para realizar suas refeições.
  • Faça de sua dieta um prazer e não um sacrifício, portanto, como sugestão, promova um rodízio entre os alimentos de cada categoria, inove e monte pratos coloridos e variados.
  • Procure realizar todas as refeições, evitando permanecer longos períodos sem se alimentar.
  • Mastigue bem os alimentos.
  • Prefira adoçante, especialmente os naturais.
  • Evite frituras e alimentos gordurosos, optando pelas preparações assadas, cozidas e grelhadas, e dê preferência para as carnes brancas.
  • Retire toda a gordura possível ao preparar as carnes, assim como a pele dos peixes e das aves.
  • Utilize produtos lácteos desnatados ou a base de soja.
  • Procure não comer biscoitos, mas se ingeri-los faça em substituição ao pão e não ultrapasse a quantidade equivalente.
  • Evite as bebidas alcoólicas, pois são muito calóricas.
  • Cozinhe os legumes apenas o suficiente para que fiquem macios, pois o cozimento em excesso faz com que percam o sabor e os nutrientes importantes.
  • Procure beber, no mínimo, dois litros de água por dia.
  • Utilize temperos como alho, cebola, coentro, canela e orégano para incrementar o sabor de suas preparações.
  •  Consuma alimentos ricos em fibras, como vegetais folhosos, leguminosas, frutas e cereais integrais que, além de promoverem um melhor trabalho intestinal, reduzem o colesterol sanguíneo.

REFERÊNCIAS

Alimentos, Nutrição e Dietoterapia – L. Kathleen Mahan; Sylvia Escott-Stump; Tradução Andréa Favano – São Paulo – 9ª edição – Roca, 1998.

Ciência da Suplementação Alimentar – Carlos Fett – Rio Janeiro – 2ª edição – Sprint, 2002.

MAHAN, L. K.; ARLIN, M. T. Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia. 13a ed. São Paulo: Roca, 2013.

PHILIPPI,S.T. et al,1996.

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2 comentários sobre “Alimentação Saudável e sua Importância.

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